sábado, 24 de setembro de 2011

Entrevistando Nanuka Andrade

Olá, meus amores! Nossa segunda entrevista é com o fofo e simpático, Nanuka Andrade, autor de Camundo - o desenho e a sombra. Devo confessar que de inicio pensei que ele não aceitaria, mas me enganei, ele é simplesmente o escritor mais legal que já conheci! Confiram a entrevista!

                                  Booktrailer - Camundo, o desenho e a sombra

Moana: Antes de tudo, gostaria de agradecer por concordar fazer a entrevista. Você é muito simpático! Agora, vamos falar do seu livro, Camundo - o desenho e a sombra. Como surgiu a ideia? Por quê você começou a escrevê-lo? 

Nanuka: Olá, Moana! Eu que devo agradecer! Sobre as motivações e de onde surgiu a ideia de escrever o livro, parte da inspiração foi assistindo a seriados, desenhos animados e, principalmente, lendo bons romances.  Como sou desenhista, e fã de histórias de ficção fantástica, parti da premissa de um menino que pudesse alterar o futuro, desenhando. Foi  aí que comecei a escrever "Camundo - o Desenho e a Sombra".
Moana: Quanto tempo demorou para você escrever o livro?

Nanuka: Escrevi uma primeira versão em um ano, e, ao todo, três.

Moana: Qual foi a sensação quando você soube que "Camundo" seria publicado?

Nanuka: Ah, foi a melhor possível!  Fiquei muito feliz! Quando soube que a Editora Underworld havia se proposto a investir em meu trabalho, só pensei em agradecer!

Moana: Você sempre quis ser um escritor? 

Nanuka: Sempre gostei de escrever e desenhar.  Hoje, como publicitário, trabalho com desenho de animação.  Mas, nas horas vagas, sempre acalentei o desejo de ter um original publicado.
Moana: Como é ser escritor no mercado brasileiro?

Nanuka: Como estou começando, não tenho ainda um panorama sobre o assunto. Por outro lado, fiquei muito feliz de ver pessoas se interessando por autores nacionais, durante a Bienal do Rio. Esta impressão foi gratificante.
Moana: Você está escrevendo algo no momento?
Nanuka: Sim. Estou escrevendo uma segunda história com o Camundo. E outro, chamado "O Ladrão de Destinos", sobre uma menina sonâmbula (!)Moana: Como você está recebendo as críticas do livro?Nanuka: Ainda não li muitas críticas. Não porque não as tenha notado, mas porque o livro ainda é pouco conhecido, mas venho adorando ler as resenhas.

Moana: Quais são seus livros preferidos?

Nanuka: São tantos. Sempre tento fazer uma lista, e esqueço de um ou outro. Enfim, gosto muito dos livros de autores como Ganymedes José, Monteiro Lobato, Lewis Carroll, Conan Doyle, Jack London, Robert Louis Stevenson, entre outros.

Moana: Quais são suas dicas para quem está começando agora?

Nanuka: Acredito que o importante é  fazer valer um comprometimento com a sua escrita. Criar um hábito, lançar prazos...  Não se tornar um apaixonado pelo texto. E, claro, não dificultar a vida de quem lê, escrevendo um texto simples.

Moana: Deixe um recado para os leitores do blog.

Nanuka: Obrigado pelo apoio, Moana! Espero que as pessoas que visitem o blog e, possam prestigiar o trabalho de nossos escritores nacionais. Existe uma infinidade de ótimas histórias!

Bom, é isso meus amores! Gostaram? Estou adorando as sugestões de vocês no twitter. Me contem, com quem vocês querem a próxima entrevista?



Um comentário: