domingo, 30 de outubro de 2011

Resenha - Destino, Ally Condie



No futuro, a Sociedade escolhe: onde você mora, o que você come, onde você trabalha. Como você se diverte, com quem você se casa, quando você morre.

~~*~~



Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.


Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos –, tudo parece bom demais para ser verdade.
Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.
Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


 ~~*~~


Por que eu recomendo? Primeiramente porque a capa é incrível e, depois, porque a protagonista não é uma daquelas que chama a atenção por ser exótica. Ela é uma menina que foi criada praticamente dentro de uma bolha, que foi moldada do mesmo modo que se molda um robô. E de repente, aos poucos, com algumas informações aqui e outras ali, ela começa a perceber que seu mundo não é tão perfeito.

Vale muito a pena ler esse livro, pois ele é hipnotizador do início ao fim, é uma história repleta de amor, decisões, controle, tudo que as pessoas normais passam. Adorei saber um pouco mais sobre a vida de Cassie. "Destino" é daqueles livros que ao final da leitura fica um gostinho de quero mais.

Minha parte preferida: "Se Ky aparece no meu cartão, significa que há um erro na Sociedade? E se existe um erro, significa que Xander pode não ser o melhor par para mim? E se for, será que meus pais são realmente feitos um para o outro?"

"Não quero escrever nada - ele fala. E ele me diz, bem ali na colina, e de todas as palavras que escondi, guardei e prezei, essas são as que nunca vou me esquecer, as mais importantes de todas.
'Amo você' "


Meu ponto de vista:Destino, conta a história de Cassia, uma garota comum, que trabalha como classificadora, assim como seu pai e seu avô. Ela acaba de completar 17 anos e está super empolgada com o "Banquete do Par" para conhecer aquele que fará com ela o Contrato (casamento)! Nesse jantar todos os jovens recebem um microcartão que contém os dados do seu futuro marido ou mulher, para que eles possam se conhecer. O que Cassia – nem ninguém – esperava é que o seu par seria Xander, seu melhor amigo.


Tudo parece simples, até que o momento em que Cassia chega em casa e coloca no Terminal o micro cartão que contém as informações da vida de Xander. E do nada, antes da tela se apagar, aparece a foto de outro rapaz. Um que ela também conhece: Ky.

Agora Cassia se encontra envolta de dúvidas sobre o seu destino e vive uma história de incertezas sobre as escolhas da sociedade. Seu avô já está prestes a completar 80 anos, a idade onde está na hora de morrer, e no seu banquete final ele dá um presente para ela que a faz questionar muitas coisas. Sendo assim, ela começa a enxergar com outros olhos tudo o que acontece a sua volta, descobrindo muito mais do que um dia poderia imaginar.


Aos poucos, Cassia vai percebendo que apesar de conhecer Ky há muitos anos, eles nunca foram tão próximos, mas agora, ele parece estar em todos os lugares que ela frequenta. No mesmo transporte diário, na mesma atividade de caminhadas e isso faz com que, aos poucos, os dois se aproximem. E então, quando ela percebe que seus sentimentos por Ky tomam um rumo que não deveria, começa a nascer nela a dúvida na Sociedade, nos seus critérios e nos seus padrões.


Se ela decidir enfrentar a Sociedade, que funciona perfeitamente bem, apenas para que tenha o que quer, não será egoísmo com todas as outras pessoas? Afinal, é o sistema de pares que torna possível o melhoramento genético, a felicidade entre os casais e a erradicação de doenças como o câncer, por exemplo. A decisão fica nas mãos dela, assim como inúmeras dúvidas. Ela sabe que precisa fazer alguma coisa para mudar, mas é arriscado demais e muitas pessoas a sua volta podem sofrer com as consequências.

Gostaram? Pois eu amei "Destino" e super recomendo pra vocês, e não posso deixar de elogiar essa capa MARAVILHOSA que a editora Suma manteve aqui no Brasil, é linda além de ser verídica ao conteúdo do livro, que não deixa a desejar.

 




3 comentários: