quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Resenha - Cidade de Vidro, de Cassandra Clare

Olá, meus amores! Como vocês estão?

Bem, eu estou mais do que ótima, finalmente fiquei de férias, e agora vou poder postar todos os dias... Porém, vou dividir meu tempo fazendo as três coisas que eu mais gosto nessa fase: ler, assistir meus filmes e seriados favoritos, e claro, escrever. Principalmente agora que estou digitando meu terceiro livro, e eu garanto que isso é bem exaustivo!

Eu não estou aqui pra falar disso, e sim, resenhar um livro maravilhoso, (quase) perfeito e que em muito aspectos -muitos mesmo- me lembrou a batalha do final épico da saga Harry Potter.

Eu só tenho uma coisa a declarar: LEIAM!  Esse livro nos deixa em uma mistura de emoções, com ele eu chorei, eu ri, eu fiquei carente (falta de um namorado!). Está mais do que recomendado, quem não leu ainda peça emprestado ou vá até uma livraria e compre! Vale a pena!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cidade de Vidro é o terceiro volume da série "Os instrumentos mortais", de Cassandra Clare. Já resenhei o primeiro, Cidade dos Ossos, e o segundo, Cidade das Cinzas, que particularmente são incríveis e bem originais, não que esse não seja original, mas como já disse anteriormente é bem parecido com o final da fantástica saga Harry Potter. Quem leu deve entender do que eu estou falando!

~~*~~



Sinopse:

Para salvar a vida de sua mãe, Clary tem que viajar para a Cidade de Vidro, a antiga casa dos Caçadores de Sombra — não esqueça que entrar na cidade sem premissão é contra a lei, e se opor a lei significa morte. Para piorar as coisas, ela descobre que Jace não quer ela lá, e Simon foi jogado na prisão pelos Caçadores de Sombra, que estão desconfiando de um vampiro que é capaz de resistir a luz solar. Enquanto Clary descobre mais sobre o passado de sua familia, ela acha um grande aliado em Sebastian, um misterioso Caçador de Sombra. Com Valentine tentando reunir toda a força do seu poder para destruir todos os Caçadores de Sombra para sempre, a única chance deles de derrotá-lo é lutar ao lado de seus eternos inimigos. Mas será que os Caçadores de Sombras e os Moradores do Submundo deixarão para trás o ódio e trabalharão juntos? Enquanto Jace percebe quanto ele está disposto a arriscar por Clary, ela conseguirá dominar seus novos poderes para ajudar a salvar a Cidade de Vidro – custe o que custar?

~~*~~

São tantos acontecimentos inesperados que eu não sei por onde começar, e nem adianta dizer o clichê: "Começa do começo", porque eu não sei mais qual é, foi tudo tão rápido e tão, tão... Emocionante que as palavras me escapam agora.

- Respira, Senhorita Moana Oliveira... Pronto, respirei! hahaha! (Mania de falar comigo mesma, sou louca, eu sei!)

Um nova personagem, Madeleine, aparece do nada e conta para Clary que a única forma de tirar sua mãe do coma/feitiço que ela mesma se colocou é encontrando o mago Ragnor Fell, que mora nos arredores da Cidade de Vidro, ou seja, Idris. Clary, que é bastante impulsiva, acredita que Jace vai ajudá-la, mas seu "irmãozinho" não quer que ela corra esse risco, já que, Valentim está procurando o terceiro instrumento mortal, o espelho!

Os planos do meu Jace (isso mesmo, enquanto MEU Patch não volta o jeito é me contentar com o que Jace tem para me oferecer) não vão sair como ele esperava, depois de enganar Clary, sobre o horário em que vão atravessar o portal para Idris, ele e os Ligthwood são atacados por demônios fedorentos, e assim acabam tendo que levar Simon junto, pois se ele ficasse morreria.

Simon não poderia ter atravessado o portal para Idris, já que ele é um vampiro, e acaba sendo preso pela Clave. E então, quando Clary descobre que a deixaram para trás acaba tendo a brilhante ideia de criar um portal para Idris e a inconsequente leva Luke junto, pois ele a agarra no ultimo instante. Ela quase morre afogada quando cai no Lago Lyn, que é praticamente um veneno para caçadores de sombras, com isso Luke pede ajuda a sua irmã, Amatis.

Quando Clary fica melhor -depois de quase morrer- resolve ir procurar Jace e infelizmente conhece Aline, um oferecida que fica com ele dentro da biblioteca. E depois de brigar com Jace por inúmeros motivos, e quase todos são total culpa dela, Sebastian a acompanha até a casa de Amatis e é aí que a história começa a ficar quente, pois ele decide ajudá-la a encontrar o mago que pode salvar a vida de sua mãe.

O que eles não sabiam é que Ragnor Fell morreu, porém Magnus Bane havia sido chamado por Fell quando este pressentiu o perigo. Magnus descobre que o antídoto do feitiço estava no Livro Branco que a mãe de Clary havia escondido na biblioteca da mansão dos Wayland, onde Jace cresceu e faz um trato: o livro pelo antídoto.

Quando Jace e Clary vão até a mansão para pegar o livro acabam descobrindo que Valentim aprisionava e torturava um anjo. E a partir daí as coisas começam a fazer sentido e o jeito é correr contra o tempo, pois Valentim descobre onde está o terceiro instrumento mortal.

Tenho que falar: estou orgulhosa do Alec, que conquistou meu coração nesse livro, pois nos outros eu o achava um covarde por não assumir quem ele é de verdade, sinceramente, ele era um completo babaca, mas dessa vez ele está mais maduro, com mais responsabilidades e finalmente deixou o preconceito que ele tinha dele mesmo e assume seu romance com Magnus Bane! Parabéns, Alec!

~~*~~


Por que eu recomendo? É simples... Eu li Cidade de Vidro em dois dias, isso mesmo, foi super rápido, apesar do livro ser o maior de todos os volumes dessa série. E eu finalmente comprovei minha teoria, Jace e Clary não são irmãos! hahahaha, eu sabia! Eu sabia! Outra coisa, se você é fã da saga Harry Potter vai adorar relembrar a batalha final, porque como já disse é bem parecido.

Cidade de Vidro x Harry Potter:

Primeiramente, o pedaço de espelho que Jace guarda quando Valentim destruiu o portal, lembra o espelho que Harry guardou de seu padrinho, Black (se não me engano).

* Durante a batalha Valentim impõe um tempo para os caçadores se decidirem, o que lembra o tempo que Voldemort impôs para que Harry se entregasse.

* Alguém da família Ligthwood morre, o que lembra a morte do irmão do Rony (foi triste, chorei em ambas).

* Quem deveria estar morto acaba ressuscitando, o que lembra o fato de Harry ter sobrevivido (fiquei feliz, pois apesar da falta de lógica eu não suportaria essas mortes).

* E como em toda batalha teremos muitos mortos!

OBS: Talvez eu esteja equivocada, pois sou muito -muuuuito- fã de Harry Potter. Minha paixão começou quando eu ainda era uma criança, então, não pude deixar de notar todas essas semelhanças!

3 comentários:

  1. Gostei da resenha, já vi várias resenhas ótimas desse livro, vou arrumar mais um lugarzinho na minha estante pra ele, rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro é uma coisa de louco! Tipo, achei muito diferente... rsrsrsrs
    Gostei da sua resenha! Estou vendo que vou ficar cada vez mais pobre. Toda resenha que leio e gosto, levo para minha lista de desejos. Onde vou arrumar tanto dinheiro para comprar livros. kkkkk
    :o
    Abraços...
    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mudança de lay! |º/ Gostei!
    Essa série estou um pouco parada, rs.
    Quero ler os 3 de uma vez só, por isso não olhei sua resenha.
    Mas, quando eu ler tudo, volto aqui para compararmos as idéias.
    bjs

    ResponderExcluir