quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Resenha - Cidade das Cinzas, Cassandra Clare

Olá, meus amores! Demorou, mas só agora eu tive tempo para resenhar o livro "Cidades das Cinzas". Esse é o segundo volume da série "Os instrumentos mortais", de Cassandra Clare.

~~*~~




Sinopse: Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau… e também o pai de Clary e Jace.

Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?

~~*~~


É tanta coisa a ser comentada que acho que um post é pouco! Não nego que o começo foi desanimador, muito devagar, fiquei até um pouco decepcionada, mas depois da página 100 as coisas começam a melhorar bastante, a partir daí tudo é muito rápido, cheio de aventuras e tem romance novo no ar. Fiquei presa nesse livro, não conseguia parar de ler, juro que teve um dia que li até às 5:00 AM, foi uma madrugada e tanto, perdi a noção de tempo, literalmente!

O livro é basicamente envolto de uma batalha entre o bem e o mal que começa com a morte das crianças do submundo, onde todas as suspeitas caem em cima de Jace, que é acusado de ser cúmplice do pai.

Jace, para mim, foi o maior destaque nesse volume! Ele continua igual, isso é fato, mas teve uma leve evolução, descobre coisas sobre si mesmo que ninguém, exceto Valentim e a rainha das fadas, fazia ideia. E vai travar uma guerra sensacional com Imogen, a inquisitora da Clave, que tem motivos suficientes

para desconfiar dele. Jace passa por altos e baixos, chega até a ser expulso do instituto por Maryse, a mãe de Isabelle, Alec e Max, irmão caçula dos dois e fã incondicional dele.

Clary, também evoluiu, deixou de ser boba e abre os olhos para a realidade. Ela ganha sua primeira estela (que pertencia a sua mãe) de Luke. Durante a visita a Corte Seelie, o reino das fadas descobre que ela e Jace tem poderes especiais, que no decorrer da história serão de extrema importância para a batalha contra Valentim e seu exercito de demônios.

E ainda tem mais, Alec ganha um ponto de visão mais ampla, assim como Magnus e Isabelle. Simon também tem um papel muito importante nesse volume. Clary o deu uma chance além da amizade, rola até namoro, e mais ele vai sofrer uma profunda transformação. Quer saber qual é? Então compre o livro e descubra a magia dessa série!

~~*~~


Minha parte preferida: É difícil decidir qual a minha parte preferida, pois são tantas. Confiram algumas!

"Ele olhou para ela, um olhar firme e calculado. Ela se lembrou dele na casa de Luke, chamando-a de minha namorada sem qualquer medida, dúvida ou indecisão. Podia-se dizer tudo sobre Simon exceto que ele não sabia o que queria". pág.: 145

"O desejo nem sempre diminui com o desgosto. Nem pode ser outorgado, como um favor, aos mais merecedores. E como a minha palavra impõem a minha magia, você pode saber a verdade. Se ela não deseja o beijo dele, não será liberada (...) Clary olhou para ele, com o limite nebuloso da visão, enquanto ele se aproximava dela e colocava a mão em seu ombro, virando-a para encará-lo. - É só um beijo - Apesar de o tom ser severo, as mãos eram inexplicavelmente gentis. (...) Ela podia ver o próprio reflexo nas pupilas dilatadas de Jace, uma pequena imagem de Jace, uma pequena imagem de si própria naqueles olhos - Você pode fechar os olhos e pensar na Inglaterra, se quiser - disse ele". pág.: 163

~~*~~


Por que eu recomendo? Primeiramente, porque amei o primeiro livro - Cidade dos Ossos - e fiquei um tanto obcecada para saber por que diabos Jace e Clary eram filhos de Valentim, ou seja, eram irmãos. Isso me consumiu inteiramente e não importava quanto tempo levaria, eu precisava saber se isso tinha sido um engano. E depois, não dar para questionar a capa desse série, é uma melhor que a outra! A sensação de ter esse livro em mãos é maravilhosa, incrível, além da leitura ser saciável. A Cassandra Clare é uma escritora maravilhosa, ela consegue colocar os acontecimentos numa ordem inquestionável com uma leitura fácil de ser compreendida.

 

3 comentários:

  1. Relação de amor e ódio com essa série...
    Algumas partes são ótimas, outras fazem você ficar danada da vida....
    Espero que a história em si, melhore, rs.
    Bjs flores!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa série! A Cassandra Clare me surpreendeu por não ser tão clichê, mas eu nunca gosto de final!
    Beijos, amor!

    ResponderExcluir
  3. [...] mortais”, de Cassandra Clare. Já resenhei o primeiro, Cidade dos Ossos, e o segundo, Cidade das Cinzas, que particularmente são incríveis e bem originais, não que esse não seja original, mas como [...]

    ResponderExcluir